segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Planejamento de Matemática

EMEF TENENTE AVIADOR FREDERICO GUSTAVO DOS SANTOS
PLANO DE TRABALHO 2009
ÀREA MATEMÁTICA 2º ANO CICLO I PROFESSORAS: SEBASTIANA, CLÁUDIA, DIRCE


OBJETIVOS



Utilizar números para:


•Expressar quantidades de elementos de uma coleção,
•Expressar a ordem dos elementos de uma coleção ou seqüência,
•Utilizar números na função de código, para identificar linhas de ônibus, telefones, placas de carros, registros de identidade;
•Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem formação de pares, agrupamentos e estimativas.
•Contar em escala ascendente e descendente de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco de dez em dez etc.
•Formular hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos que compõem sua escrita e/ ou pela identificação da posição ocupada pelos algarismos que compõem a sua escrita.
•Produzir escritas numéricas identificando regularidades e regras do sistema de numeração decimal.
•Utilizar a calculadora para produzir escritas dos números que são ditados.

Operações


•Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns dos significados da adição, subtração, multiplicação e divisão.
•Construir fatos básicos da adição e subtração a partir de situações-problema, para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.
•Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos, que envolvem a adição e a subtração.
•Utilizar sinais convencionais (+, -,=) na escrita de operações de adição e subtração.
•Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns dos significados da multiplicação e da divisão, utilizando estratégias pessoais, sem uso de técnicas convencionais.

Espaço e forma


•Localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de posição.
•Identificar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de direção e sentido.
•Observar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem.
•Identificar semelhanças e diferenças entre figuras geométricas tridimensionais e bidimensionais reconhecer algumas de suas características.
•Estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos- corpos redondos e poliedros - sem uso obrigatório de nomenclatura.

Grandezas e medidas

Identificar unidades de tempo - dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano e utilizar calendários.
•Comparar grandezas de mesma natureza, por meio do uso de instrumentos de medida conhecidos – fita métrica, balança, recipientes de um litro etc.
•Resolver situações-problema que envolva asgrandezas “comprimento”, “capacidade” “massa” utilizando estratégias pessoais.
•Resolver situações-problema que envolva a Grandeza “temperatura” compreendendo seu significado.

Tratamento da informação


•Coletar e organizar informações criando registros pessoais para comunicação de idade, número de irmãos, peso de animais etc.
•Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples e gráficos de colunas.
•Resolver situações-problema que envolva a localização de dados em folhetos de compra e de propaganda.
•Organizar tabelas simples e gráficos para registrar e apresentar o resultado de observações realizadas.

CONTEÚDO


Números naturais

•Produção interpretação e análise de escritas numéricas.
•Ordem crescente, decrescente, sistema de numeração decimal, antecessor, sucessor, par e ímpar, maior e menor.
•Situações-problema
•Operações: adição subtração, multiplicação e noções de divisão.
•Espaço e forma
•Grandezas e medidas
•Sistema monetário notas e moedas
•Unidades de tempo- dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano (uso do calendário)
•Comprimento
•Massa
•Capacidade
•Tabelas e gráficos simples.

ESTRATÉGIAS


•Recortes de jornais e revistas que apresentem gráficos, tabelas e outras informações numéricas.
•Pesquisa que reúna informações sobre os colegas: idade, altura, peso, time para o qual torce, preferências musicais, esportes que pratica, comida preferida e outras questões.
•Organizar e sintetizar os dados em forma de gráficos e tabelas.
•Localizar informações em gráficos e tabelas.
•Atividades com números que os alunos já conhecem
•Quadro de números
•Ditado
•Uso de calculadora
•Jogos e brincadeiras (bingo, jogo de dados, baralho com números etc.)
•Atividades diversificadas envolvendo o sistema monetário, cálculo e operações por meio de vivências e situações-problema.
•Utilização de material escolar
•Quadro valor-lugar
•Material concreto (palitos, tampinhas, etc.
•Uso de dinheirinho (cédulas e moedas)
•Simulação de compras (mercado)
•Uso de embalagens para exploração dos rótulos

AVALIAÇÃO


A avaliação se dará de forma contínua pela observação e acompanhamento constante do desempenho dos alunos nos diferentes momentos de trabalho levando-se em conta o interesse a participação, organização e ao diagnosticar fatores que dificultam a compreensão propor soluções e direcionar intervenções para que o aluno avance em seu processo de aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário