segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Planejamento de Língua Portuguesa

EMEF TENENTE AVIADOR FREDERICO GUSTAVO DOS SANTOS
PLANO DE TRABALHO-2009
ÁREA PORTUGUÊS 2º ANO CICLO I PROFESSORAS: SEBASTIANA, CÁUDIA, DIRCE
OBJETIVOS
• Compreensão do sistema alfabético e função social da escrita.
• Reescrever textos (contos e lendas, entre outros) considerando as idéias principais do original e algumas características da linguagem escrita
• Escrever textos de autoria (bilhetes, cartas, regras de jogos, textos informativos e outros, revisá-los, utilizando alguns recursos da linguagem escrita.
• Relacionar as regras de jogos, verbetes de enciclopédia infantil, notícia, contos e poemas à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente;
• Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto ou selecionar a acepção mais adequada em verbete de dicionário ou enciclopédia;
• Estabelecer relações entre o texto escrito e as imagens (fotos e ilustrações se houver;
• Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Comentar notícias veiculadas nos meios de comunicação estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências crenças e valores.
• Identificar com o auxílio do professor:
• Possíveis elementos da organização interna das regras de jogo: inventário das peças, objetivos, instruções.
• Possíveis elementos da organização interna do verbete: título, subtítulos e corpo do texto e da notícia: manchete, parágrafo-síntese e corpo do texto.
• Possíveis elementos da organização interna do conto tradicional: a situação inicial, desenvolvimento da ação e situação final;
• Possíveis elementos da organização interna do poema: observar sua segmentação em versos e estrofes;
• Produzir novo poema a partir de modelo levando em conta o gênero e seu contexto de produção
• Memorizar poemas e recitá-los;
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formular perguntas e reponde-las, explicar e ouvir explicações, manifestar opiniões.

•Compreensão do sistema alfabético e função social da escrita.
•Reescrever textos (contos e lendas, entre outros) considerando as idéias principais do original e algumas características da linguagem escrita
•Escrever textos de autoria (bilhetes, cartas, regras de jogos, textos informativos e outros, revisá-los, utilizando alguns recursos da linguagem escrita.
•Relacionar as regras de jogos, verbetes de enciclopédia infantil, notícia, contos e poemas à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente;
•Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto ou selecionar a acepção mais adequada em verbete de dicionário ou enciclopédia;
•Estabelecer relações entre o texto escrito e as imagens (fotos e ilustrações se houver;
•Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
•Comentar notícias veiculadas nos meios de comunicação estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências crenças e valores.
•Identificar com o auxílio do professor:
•Possíveis elementos da organização interna das regras de jogo: inventário das peças, objetivos, instruções.
•Possíveis elementos da organização interna do verbete: título, subtítulos e corpo do texto e da notícia: manchete, parágrafo-síntese e corpo do texto.
•Possíveis elementos da organização interna do conto tradicional: a situação inicial, desenvolvimento da ação e situação final;
•Possíveis elementos da organização interna do poema: observar sua segmentação em versos e estrofes;
•Produzir novo poema a partir de modelo levando em conta o gênero e seu contexto de produção
•Memorizar poemas e recitá-los;
•Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formular perguntas e reponde-las, explicar e ouvir explicações, manifestar opiniões.
•Compreensão do sistema alfabético e função social da escrita.
•Reescrever textos (contos e lendas, entre outros) considerando as idéias principais do original e algumas características da linguagem escrita
•Escrever textos de autoria (bilhetes, cartas, regras de jogos, textos informativos e outros, revisá-los, utilizando alguns recursos da linguagem escrita.
•Relacionar as regras de jogos, verbetes de enciclopédia infantil, notícia, contos e poemas à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente;
•Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto ou selecionar a acepção mais adequada em verbete de dicionário ou enciclopédia;
•Estabelecer relações entre o texto escrito e as imagens (fotos e ilustrações se houver;
•Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
Comentar notícias veiculadas nos meios de comunicação estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências crenças e valores.
•Identificar com o auxílio do professor:
•Possíveis elementos da organização interna das regras de jogo: inventário das peças, objetivos, instruções.
•Possíveis elementos da organização interna do verbete: título, subtítulos e corpo do texto e da notícia: manchete, parágrafo-síntese e corpo do texto.
•Possíveis elementos da organização interna do conto tradicional: a situação inicial, desenvolvimento da ação e situação final;
•Possíveis elementos da organização interna do poema: observar sua segmentação em versos e estrofes;
•Produzir novo poema a partir de modelo levando em conta o gênero e seu contexto de produção
•Memorizar poemas e recitá-los;
•Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formular perguntas e reponde-las, explicar e ouvir explicações, manifestar opiniões.

Conteúdos


Esfera cotidiana

•Regras de jogo, bilhete, lista, carta.

Esfera escolar
•Verbete de enciclopédia infantil, diagrama.

Esfera jornalística
•Notícia, legenda

Esfera literária (prosa)
•Conto de repetição, conto acumulativo, literatura infantil

Esfera literária (verso)
•Poemas para crianças, parlenda, trava-língua, adivinha, quadrinhas.

Estratégias


•Leitura pelo professor de textos mais complexos que dificultam a leitura autônoma do aluno;
•Leitura pelo aluno de diferentes tipos de texto e com propósitos variados como, por exemplo:
•Regras de jogos que serão jogados,
•Quadrinhas para se recitar em casa,
•Piadas para contar aos amigos,
•Reportagem de jornal ou revista para comentar com os colegas,
•Poemas para declamar.

Escrita pelo aluno
•Produção oral com destino escrito, por exemplo, ditar uma carta, bilhete, compor um texto de divulgação científica etc.
•Reescrita de parlendas, contos etc.
•Releitura com focalização e ditado interativo para o ensino da ortografia e da segmentação entre as palavras;
•Atividades de seqüência didática que favoreçam o uso do dicionário como:
•Conhecer a ordem alfabética, a forma de organização do dicionário, a forma de apresentação das palavras no dicionário,
•Considerar diferentes possibilidades de escrita da palavra;
•Projeto interdisciplinar animais do mar.
•Trabalho em duplas e grupos
•Filmes
•Músicas, dramatizações e jogral.

AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá de forma contínua pela observação e acompanhamento constante do desempenho dos alunos nas diferentes atividades encaminhadas, levando-se em conta, o interesse, a participação, organização, procurando diagnosticar os fatores que dificultam o aprendizado, para propor soluções e direcionar intervenções que favoreçam o progresso do aluno em seu processo de aprendizagem.

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