segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Planejamento de Geografia

EMEF TENENTE AVIADOR FREDERICO GUSTAVO DOS SANTOS
PLANO DE TRABALHO 2009
ÁREA GEOGRAFIA PROFESSORAS: SEBASTIANA, DIRCE CLÁUDIA.


OBJETIVOS


•Perceber e registrar os percursos diários.
•Localizar nos desenhos dos trajetos informações como endereços nomes de ruas, pontos de referência.
•Elaborar maquete que represente os lugares de vivência, como sala de aula, escola, moradia, ruas, destacando os pontos de referência.
•Desenvolver noções de localização espacial (dentro e fora; ao lado, entre), orientação (esquerdo e direito) e legenda cores e formas)
•Observar e desenhar objetos em diferentes posições: verticais (de cima para baixo), laterais, frontais.
•Identificar os recursos da natureza (madeira, areia, argila, brita) na construção e produção da moradia.
•Reconhecer as mudanças que ocorrem no tempo durante o dia, observando nuvens, chuva e alterações na temperatura.
•Identificar as mudanças que ocorrem nas plantas, nas árvores, nos jardins das praças e na temperatura diária ao longo do ano.
•Identificar os deslocamentos realizados para transportar alimentos perecíveis e não perecíveis.

CONTEÚDOS

•Orientação espacial e temporal
•Bairro e sua história, nome.
•A rua onde mora, o caminho até a escola_ o endereço.
•Modificação da paisagem
•Recursos naturais.
•Matéria prima.
•Meios de transportes.
•Tempo e estações do ano
•A rua e o bairro
•O endereço.
•O que tem no bairro.
•Atividades predominantes na comunidade.
•Legenda.
•Clima.
•Mapas, maquetes, documentos.
•Serviços públicos.

ESTRATÉGIAS


•Roda de conversa.
•Leitura de textos diversificados.
•Problematização: desafio situação-problema.
•Procedimentos de pesquisa e investigação.
•Entrevista com os pais.
•Montagens, jogos.
•Estudo do mapa do município de são Paulo.
•Representações por meio de desenhos e maquetes.
•Registros das conclusões

AVALIAÇÃO



A avaliação se dará por meio da observação contínua do desempenho dos alunos em todas as atividades propostas, visando diagnosticar as suas dificuldades, propor soluções e direcionar intervenções adequadas para uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário