segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Planejamento de História

EMEF TENENTE AVIADOR FREDERICO GUSTAVO DOS SANTOS
PLANO DE TRABALHO 2009
ÁREA HISTÓRIA 2º ANO CILCLO I PROFESSORAS: SEBASTIANA, CLÁUDIA, DIRCE


OBJETIVOS


•Identificar e utilizar medições e marcadores de tempo cronológico nas suas relações com acontecimentos vividos para apreender noções de tempo vivido
•Identificar algumas normas culturais relacionadas a cuidados pessoais e os do grupo de convívio sobre higiene.
•Identificar as formas de convívio social compartilhadas nas brincadeiras em diferentes tempos
•Marcar os diferentes momentos da vida doméstica e da classe no que se refere às festas, brincadeiras, jogos, utilizando marcadores de tempo
•Reconhecer mudanças e permanências em hábitos culturais vividos no decorrer de determinado tempo (semana; mês).
•Estabelecer relações entre hábitos alimentares e cuidados com a saúde com medições de tempo (hora das refeições e de higiene, formas de convivência nas refeições...)
• Reconhecer mudanças e permanências nos hábitos alimentares e de cuidados com a saúde (comparação com os costumes dos avós e de outros tempos).
•Identificar alimentos cotidianos e as rotinas alimentares diárias e em situações especiais- festas e comemorações.
•Identificar hábitos alimentares da comunidade e de outras localidades e culturas (sociedades indígenas), em diferente ocasiões – cotidianas e festivas.
•Identificar e diferenciar objetos utilizados no preparo, consumo, produção e conservação de alimentos, nas suas relações na organização da sociedade e hábitos alimentares cotidianos.
•Estabelecer relações entre produção e distribuição de alimentos com os sujeitos históricos envolvidos nesses trabalhos em diferentes culturas.
•Identificar e estabelecer relações entre o modo de produzir alimentos e os alimentos naturais e industrializados consumidos diariamente.
•Identificar relações alimentares entre tempos e povos.
•Reconhecer mudanças e permanências dos acontecimentos ao longo do ano.
•Reconhecer a diversidade dos costumes alimentares e culturais no presente e no passado.

CONTEÚDOS



•Fontes históricas orais, escritas, sonoras, visuais e cultura material.
•Regras sociais.
•Valorização e respeito pelo patrimônio sócio- cultural e ambiente onde vive.
•Diversidade étnico-cultural e sua valorização.
•Direitos e deveres do cidadão.
•Noções de tempo: dia, semana, mês.
•Variações de tempo em um dia: manhã, tarde e noite.
•Tempo histórico: presente, passado e futuro.
•Família, grupo social, relações sociais.
•Mudanças e permanências
•Tempos iguais e diferentes
•Anterioridade e posterioridade
•Simultaneidade
•Contemporaneidade
•Desenvolvimento de atitudes de respeito a si próprio e aos outros e de atitudes de responsabilidade no ambiente escolar.


ESTRATÉGIAS


•Roda de conversa
•Leitura e análise de diferentes fontes históricas
•Observação, representação, problematização, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual.
•Ordenação de seqüências
•Resgate histórico
•Diversidade de textos
•Filmes
•Entrevistas com familiares
•Pesquisa
•Confecção de brinquedos com sucata
• Análise de embalagens e rótulos
•Festas culturais.
•Brincadeiras.

AVALIAÇÃO


•A avaliação será contínua, pela observação constante do desempenho dos alunos em todas as atividades propostas valorizando todo o trabalho criativo e de produção, com o objetivo de diagnosticar os avanços e dificuldades encontrados, propor soluções e intervenções para a obtenção de um melhor aproveitamento do educando

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