EMEF TENENTE AVIADOR FREDERICO GUSTAVO DOS SANTOS
PLANO DE TRABALHO 2009
ÁREA CIÊNCIAS 2º ANO CILCLO I PROFESSORAS: SEBASTIANA, CLÁUDIA, DIRCE
OBJETIVOS
• Reconhecer cuidados com a higiene em diferentes lugares de vivência para a promoção da saúde.
• Identificar responsabilidades para a manutenção do ambiente saudável em locais de uso individual e coletivo.
• Observar sinais vitais no próprio corpo como batimento cardíaco, respiração pulmonar, temperatura e movimentos reflexos para a promoção da saúde e o autocuidado.
• Relacionar a dependência da vida aos elementos do ambiente, como água, ar, alimentação, calor e luz solar.
• Identificar diferentes tipos de alimentos, sua adequação e necessidade para o desenvolvimento do corpo e manutenção da saúde, incluindo informações de culturas diversas.
• Reconhecer que uma alimentação inadequada pode levar a distúrbios como desnutrição e obesidade comprometendo a saúde.
• Comparar diferentes modos de alimentação, locomoção e reprodução entre os seres vivos que garantem a sobrevivência das espécies nos ambientes.
• Reconhecer a importância dos órgãos sensoriais dos seres vivos na percepção do ambiente onde vivem e seu papel na interação com os outros.
• Diferenciar comportamento dos animais (procurar comida procriar fazer abrigos) daqueles exclusivamente humanos (ter amigos, conversar, namorar, desenhar, escrever, produzir alimento e cozinhar, viver em famílias, construir cidades), associando-os a necessidade de sobrevivência ou de relações sociais
• Identificar e elaborar mapa com os locais de origem dos alimentos e onde são comercializados.
CONTEÚDO
• Identificação das semelhanças e das diferenças entre as pessoas.
• Observação do ciclo de desenvolvimento do ser humano e de suas necessidades básicas.
• Conscientização de sua identidade corporal.
• Identificação dos órgãos dos sentidos e de suas funções.
• Identificação das características de alguns elementos da natureza como: água, ar, calor e luz solar.
• Observação das influências das variações climáticas nas atividades do homem.
• Origem dos alimentos e sua importância para os seres vivos.
• Conscientização da necessidade de se cuidar do corpo e dos dentes.
• Reconhecimento da importância das vacinas na prevenção de doenças.
• Identificação dos seres e das substâncias causadoras de doenças e das maneiras de evitá-las.
• Reconhecimento das características do ambiente.
• Identificação e classificação dos seres vivos e do seres não vivos.
• Observação das relações entre os seres vivos e o ambiente.
• Comparação entre o homem e outros seres vivos.
• Identificação de alguns materiais da natureza utilizados pelo homem, bem como dos objetos por ele produzidos.
• Reconhecimento da presença do ar e da água na natureza e a importância desses elementos.
• Reconhecimento da importância do solo para os seres vivos.
• Conscientização ecológica.
• Semelhanças e diferenças e principais características dos animais.
• Formas de reprodução dos animais.
• Necessidades básicas dos animais.
• Relações entre animais, homem e ambiente.
• Influência dos animais no equilíbrio da natureza.
• Animais do mar (projeto)
ESTRATÉGIAS
• Observação do próprio corpo e dos colegas
• Pesquisando a sua história
• Leitura e interpretação de textos complementares: poesia, história em quadrinhos, obras de arte, músicas etc.
• Criar histórias relacionadas ao cotidiano.
• Debates em sala de aula.
• Experiências.
• Brincadeiras.
• Registros, desenhos recorte, colagem, murais.
• Atividades lúdicas, como dobraduras procura de figuras escondidas, charadas, caça-palavras, cruzadinhas, desenhos etc.
• Assistir filmes.
• Passeio ao horto florestal.
• Desenvolver projetos.
• Pesquisar interpretar e registrar as conclusões.
AVALIAÇÃO
O aluno será permanentemente acompanhado no processo de aprendizagem, a avaliação terá caráter diagnóstico e visará também avaliar aspectos importantes como os comportamentos e atitudes: espírito participativo, organização, honestidade, criticidade, pontualidade, solidariedade, responsabilidade entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário